Na Itália, Governador de Pernambuco negocia parque eólico para o Sertão.

 

Portal PE.

Em seu último dia de agenda administrativa na Itália, o governador Eduardo Campos reuniu-se com o presidente mundial da Enel Green Power, Maurizio Bezzecheri, para tratar da implantação do primeiro parque eólico do Sertão do estado. A Enel é a maior empresa de energia da Itália e uma das mais importantes do mundo.

Os estudos de impacto ambiental necessários para a instalação das turbinas na cidade de Tacaratu, a 440 km do Recife, devem ser entregues pelo Governo do Estado ainda este ano. “A previsão é que comecemos a gerar energia limpa em Pernambuco a partir do último trimestre de 2013”, disse Bezzecheri nesta sexta-feira (07/10). A companhia italiana obteve 90 MW no leilão público realizado pelo governo brasileiro em agosto deste ano.

Durante o encontro na Embaixada do Brasil em Roma, Eduardo destacou que Pernambuco busca se consolidar como um polo de geração de energia e que o estado já abriga fornecedores importantes do setor de energia eólica. “No território estratégico de Suape, temos a fábrica de aerogeradores da Impsa e a unidade de produção de torres eólicas da Gonvarri. Nosso desejo é que a Enel se junte a este time, formando um cluster em que todos saiam ganhando”, afirmou. “Além disto, dos quatro núcleos de estudo de energia eólica no Brasil, um deles fica em Pernambuco”, reforçou.

Além da eólica, a Enel trabalha com energia hidrelétrica, solar e geotérmica. Com recursos próprios, a empresa planeja investimentos de mais de R$ 1 bilhão (400 milhões de euros) nos próximos cinco anos. Desse valor, quase R$ 800 milhões devem ficar na América Latina. A Enel é a maior acionista da Endesa, distribuidora de energia com atuação no Ceará, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul.

SEMINÁRIO

Pela manhã, o governador Eduardo Campos participou do 16º Meeting Internacional promovido pelo Grupo Lide. Realizado na Confederação das Indústrias, em Roma, o evento reuniu cerca de 200 empresários brasileiros e italianos.

Mais uma vez, Eduardo teve a oportunidade de destacar o crescimento do PIB, da geração de empregos, do mercado consumidor e outros fatores positivos que fazem de Pernambuco o estado brasileiro que mais cresce atualmente.

Neste sábado, antes de voltar para Pernambuco, o governador terá um jantar com o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho. O encontro em Lisboa foi requisitado pelo governo luso e vai tratar da relação comercial entre o Brasil e Portugal.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *